sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Atividade paralela ao bacalhau

Vamos fazer os alunos do Básico uma atividade para se conhecerem todos e todas.

Para isso terão que preencher uma folha com os ingredientes de 5 receitas.

Material: uma folha com as receitas, uma caneta, uma etiqueta com o nome do ingrediente.

Cada aluno do Básico será um ingrediente dessas receitas, aquele que apareça num papel que recolherão quando chegarem, à entrada. Eu terei os papeis, só têm que pedirmos a mim.
Imprescindível é o sigilo, só devemos dizer que ingrediente somos a quem nos perguntar (individualmente) para poder manter o jogo, e cada um de nós deve descobrir quem é cada um dos ingredientes das 5 receitas de bacalhau.
Deste modo, todos terão que falar com todos.
Quando descobrimos quem é o ingrediente, escreveremos o seu email no papel onde temos as receitas.
No fim, ficaremos com os emails das pessoas do Básico que vierem na folha das receitas.

Expressar preferências e gostos

Apresento-vos uma série de expressões que servem para poder exprimir não só gostos senão toda a sua variedade de pormenores como preferências, apegos, inclinações, afeições, ... e por aí fora, a respeito de atividades, objetos, ideologias, pessoas....

GOSTAR,  ADORAR,  CURTIR,  APRECIAR (em),  SER FÃ,

ALINHAR (com, em), ADERIR, LIGAR (a), INTERESSAR-SE, TER INTERESSE POR,

DETESTAR,  NÃO FAZER O (meu/teu/seu) NÚMERO,   (NÃO) ACHAR GRAÇA/PIADA (a) ...

Alguns exemplos de usos:
"Já agora..eu curto os 80's!! IT'S THE FINAL COUNTDOWN..térere terere terereré.....E alinho nessa festa!"  Eu sim alinho.
"Decore o quarto dos mais pequenos criando um ambiente onde o contacto com uma criação artística original lhes estimule a capacidade de apreciar arte."
 "Sabemos como é importante para um apreciador de vinhos uma boa listagem de vinhos de referência."
 "Se é dos sabores da terra, da morcela de farinha de Monchique, das torradinhas com tomate e queijo de cabra..."
          "Ela não liga a moda"



Agora já podes contar o que fazes nos teus tempos livres (entre 80 e 100 palavras)

Recursos para tudo

Como fazer um mapa mental

Quem não acreditar, faça o experimento!

Eventos e celebrações




Surpreenda ............. seus convidados com uma vista fantástica,  situada no 1º andar, ao lado do restaurante The Mix, esta sala tem a capacidade para 30 pessoas. Devido ................ suas grandes janelas para o exterior, a vista sobre o mar, jardim e piscina fará parte desta experiência.

Situada no piso térreo, com vista para o mar e com acesso a um terraço privado, a Sala Farol encontra-se totalmente equipada e aliada .................... serviço é capaz de proporcionar um evento inesquecível com uma localização invejável a cerca de 80 pessoas.

Se planeia um evento de grande escala e não abdica do conforto e da exclusividade, o Coconuts preencherá certamente os seus requisitos. Este pitoresco espaço nunca se poderá privar de um elemento, o mar, uma vez que as enormes janelas de vidro deste espaço, com acesso ................... deck privado, ............................. certamente as delícias dos seus convidados.

O dia mais especial da sua vida num local de sonho - Desde um pequeno deck, íntimo e resguardado a uma cerimónia de médias ou grandes dimensões, a nossa experiente equipa de eventos acompanha-o desde as primeiras ideias nupciais até .................. acontecimento mais importante

O espaço para celebrar o dia mais especial da sua vida, ............... propomos-lhe a localização, o serviço e o ambiente adaptado .............. suas preferências. A experiência da nossa equipa em criar eventos fora de série no Farol Hotel de estilo contemporâneo e gastronomia soberba, criará o cenário ideal para tornar os sonhos em realidade.




Gaste menos com as festas de aniversário dos seus filhos
Os tempos não .................  para festas. Ou será que estão? Apesar da crise económica, não há motivos para deixar de celebrar e de comemorar os acontecimentos felizes que vão marcando a sua vida, como é o caso dos aniversários dos seus filhos. Poderá organizar uma festa memorável .............. suas crianças, sem ter de esticar demasiado .......... seu orçamento. Para isso determine um número de amigos que as suas crianças poderão convidar. Escolha um tema para a festa e ................. os seus próprios convites e as decorações, tendo esse tema por base. Meta as “mãos na massa” e confecione .......... bolo de aniversário e o lanche. Se lhe falta imaginação sobre que tipo de comida deve preparar poderá encontrar sugestões divertidas e gulosas para crianças no blogue “Economia Cá de Casa“.

353 euros .........  quanto gasta em média uma família inglesa com a organização da festa de aniversário de cada filho, segundo um artigo do jornal The Guardian. Embora a realidade portuguesa tenha diferenças, facilmente este valor pode ser atingido consoante ........ número de crianças convidadas para a festa de aniversário do seu filho e o programa escolhido. Inspire-se em alguns blogues como www.blog.birdsparty.com, que lhe permitem fazer downloads gratuitos de convites e lhe .............. sugestões de decorações para a sua festa. Desta forma conseguirá poupar alguns euros.


Read more: http://saldopositivo.cgd.pt/dia-11-gaste-menos-com-as-festas-de-aniversario-dos-seus-filhos#ixzz3Q8YXDDAb
 

A tua casa

"Vou a casa" e "Vou à casa"

«Vou a tua casa» e «Vou à tua casa»


«Ambas as formas estão correctas. A diferença parece residir antes no grau de cristalização das expressões: em "vou a tua casa", com contracção da preposição com o artigo, nota-se uma tendência para a expressão fixa (idiomatização), como sucede com "em meu nome", que é a locução consagrada, em lugar da que estaria mais conforme ao uso do português europeu — "no meu nome".»

Muito obrigada pela sua resposta. Daí pode inferir-se que quem escreve «vou a tua casa» entende claramente que a é uma preposição?

Anne Guedes :: Professora 

[Resposta] É como diz. Em português europeu, a diferença é mesmo audível e tem correspondência na escrita: na frase «vou a tua casa», a forma a, sem acento, comporta-se como palavra átona, pronunciando-se como vogal fechada (â), pelo que só pode ser a preposição a, que introduz o complemento do verbo ir («ir a um lugar» e não *«vou um lugar»).

Carlos Rocha :: 15/03/2010

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Novas músicas (com letras)D.A.M.A.

.......  vezes não sei o que queres ..... digo OK, ....... vezes não sei o que .......... e tu tá bém, ........ vezes .................. de propósito, eu sei, Uma vez não .......... vezes e eu não digo a ................. .......  vezes não sei o que queres ..... digo OK,
....... vezes não sei o que .......... e tu tá bém,
........ vezes .................. de propósito, eu sei,
Uma vez não .......... vezes e eu não digo a ................. Sei que .............. vezes eu não estou do teu lado (ok) E não te ligo por estar muito ocupado (também) Tu não mereces eu ..............-... nesse estado (eu sei) Desculpa não ser ............... príncipe encantado. Quando não respondo, não sei porque ........... que me escondes que sabes, Que sou teu, mas queres um romance ........................., ........  vezes é um sufoco, outras vezes fico louco e ................: Não ................. razão para te sentir .......................! Eu sei que me contas coisas que não contas a ................. ninguém, E ............................... ao tempo quanto tempo o tempo tem, ............... horas, dias, choras, eu sei que está .............. errado, ....................: Não ................. embora, fica, mais um ..................., Eu fico sempre por ..............por mais voltas que ...................., Tu sabes, que eu não me apego, depois ................ com porquês, Imaginas essas histórias, tipo "Era um vez", Baby, eu ................... a folha em branco dos romances que ......................... (REPET) .......  vezes não sei o que queres ..... digo OK,
Eu não digo a ............... , que me queres e ..................., Aos outros que tu ................, eu sei, Que é difícil quando o clima é propício, Controlares .............. vício que .............. por mim desde o início, OK Eu quero e ................. por ................ e tu queres um compromisso E eu sou mais de improviso e tu só queres ficar bem E ficas doida .................... porque ................. noção do perigo, Mas eu não sei se consigo .................-.......... tudo o que tenho. Sabes que te quero embora seja ............. vezes, Tento ser sincero, só que, tu não me entendes, Não tenho culpa, mas não sinto o que tu ................., Hoje ficas cá ...................... casa, uma vez não .................vezes. .......  vezes não sei o que queres ..... digo OK,
....... vezes não sei o que .......... e tu também,
........ vezes .................. de propósito, eu sei,
(ooowh, eu não digo a .......................) (eu sei) ..........., que eu não digo a ninguém, Cora, que eu não digo a ninguém, ..........., que eu não digo a ninguém, Podes ............ o que quiseres, que eu não digo a ninguém. (REPET) .......  vezes não sei o que queres ..... digo OK,



Erros frequentes, soluções eficientes

* Convidar a jantar                     Convidar para jantar

* em quanto a                             Quanto a, relativamente a

* lim, escrivim, partim,..             Li, escrevi, comi, parti

* Levo 2 meses estudando          Ando há 2 meses a estudar
                                                    Há 2 meses que estou a estudar

* O dia 4 vou...                            No dia 4 vou...

* Obrigas                                     Obrigações

* ¡Olá!                                         Olá!

* para ver-nos                             Para nos vermos

* por ver-te                                  Por te ver

* pela minha conta                     Por minha conta

* Que dizes? Que?                      O que dizes? O quê?

*à minha volta (temporal)          Quando eu voltar

* imo-nos                                     Vamos (vamo-nos) embora.
                                                     Fomos (fomo-nos) embora,...

* a casa na que....                        a casa em que.....
   as facas com as que....              as facas com que....
   o caminho pelo que...               o caminho por que passei...



Saúde: as vacinas (Compreensão do oral)


Vê o vídeo:

Vacinas

Vais ouvir dois amigos a falar.

E reescreve preenchendo as lacunas (com o seu número) no teu caderno:

(1)………………. quem está aqui!
(...)
Eu, nada, estou aqui ………………. sentado.
(...)ninguém precisa de uma ............. .............. de roupa para não (5)............. nada.
(...)
São ....... ...... roupitas.
Vais viajar, ............. Europa, o mundo, .................. os teus horizontes
Venho morar para o (10)........................
Estás .........................,  o ..... aconteceu?
(...)
 São ......... notícias
(...) ...interno, não te vamos .................. a ver? Isso é (15)............................
A minha ............. quer levar-me a .................. a vacina do têtanos,
Este chinfrim todo por .................. de umas ..................... (...)
Isso não é (20)......................  .....................!
(...)
bactéria, é .......................... desprevenido
(...) Desencadeia a produção de um mecanismo de ....................
(...) assim ao sermos atacados
(...) os anticorpos ………………………. para combater a (25)…………………………
(...) Um exército enorme para atacar ............... vírus?
Era para te avisar que ................. assim ................. um .......................

Ó já (30)....... ......... embora!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Letra de música para preencher Bom Dia



Ouve a música da Zizi Possi e preenche com os verbos que faltam.




............... dia


Um dia ............... mudar tudo
No outro eu ................ de rir,
Um dia (es)tô cheia de vida
No outro não .............. onde ir,
Um dia ................. por pouco
No outro não sei se ................. me livrar,
Um dia ................... (-me) de tudo
No outro não ................. deixar de lembrar,
Um dia você me ......................
No outro me .................... muito bem,
Um dia eu digo a verdade
No outro não .................. ninguém,
Um dia parece que tudo
Tem tudo prá ser o que eu sempre ......................,
No outro .................. tudo errado (*)
E acabo perdendo o que já .....................
Logo de manhã, ................... dia...
Um dia eu ................... diferente
No outro .................... bem comportada,
Um dia eu .................. até tarde
No outro eu .................... cansada,
Um dia te ..................... gostoso
No outro nem vem que eu quero respirar (#),
Um dia ..................... mudar tudo no mundo
No outro eu ..................... devagar,
Um dia penso no futuro
No outro eu .................... prá lá,
Um dia eu .................... a saída
No outro eu .................... no ar,
Um dia na vida da gente,
Um dia sem nada de mais,
Só sei que eu ................................ e ....................... da vida
Os dias não .........................nunca iguais!

(*) Bras. "... errado" > "resultar mal um assunto" > Lei de Murphy.
(#) Bras. "Nem vem que não tem": "nem pensar"


2.ºTransforma a letra agora para a P2 (Tu) mudando os verbos. (Escreve o singular e o plural)

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Receita de Bacalhau à Brás




Ouve uma vez.
Ouve e vê outra vez com uma caneta e papel.
Faz uma lista (1) com os produtos e utensílios (nomes) outra (2) com as acções (verbos) e uma outra (3) com os modos de praparação (adjectivos e advérbios) que ouvimos no vídeo.
Confere as tuas listas com as dos colegas.

Histórias da família

Novos Velhos




Veja o vídeo até ao minuto 6' e responda às perguntas:

Ex. :
         Porque há cada vez mais idosos?

...por haver menos nascimentos,

  1. Como era a D.Joaquina?
  2. Com que parte da família se instalou na nova casa?
  3. Qual era a profissão do pai?
  4. Como ganhava a vida ele?
  5. Com que anos ela começa a servir?
  6. Que produtos essenciais faltavam em casa nos tempos difíceis?
  7. Como nasceu a filha naquele quarto?
  8. Em que localidade ela e o marido constroem a casa?
  9. Como arranjaram o dinheiro?
  10. Qual é a descendência da D.Joaquina hoje?
  11. Entre outras coisas, o que permite às pessoas viver mais tempo?
  12. Quanto tempo faz que morreu o marido?



     ... mais ...

          Mães adolescentes

Refeições e alimentos básicos


Atividade gratuita sobre Lignux. Campus de Ourense

(Atenção: transcrevo como chegou o documento)

II Jornadas de achegamento teórico-practico ao software e hardware libre no eido socioeducativo
 
DATAS: 2 e 3 de DECEMBRO de 2015; 18:30 - 21 horas
 
LUGAR: Aula 0.9 Edificio de Facultades/Ferro (Universidade de Vigo,  Campus de Ourense)
 
PROGRAMA
 
2 DE DECEMBRO
Conferencia “FERRAMENTAS DE SOFTWARE E HARDWARE LIBRE PARA A FORMACIÓN EN NOVAS TECNOLOXÍAS”, con demostracións en vivo
 
3 DE DECEMBRO
Charla introdutoria e Obradoiro de instalación e manexo de sistemas operativos e programas libres.
 
  MÁIS INFORMACIÓN E INSCRICIÓN ATE O 1 DE DECEMBRO EN:   http://wp.me/p3KOCK-4ih
 
XORNADAS GRATUITAS QUE INCLÚEN ENTREGA DE MATERIAIS
(IMPRESCINDIBLE INSCRICIÓN - AFORO LIMITADO)
 
 
Achégase díptico.
 
Un cordial saúdo.
ASOCIACIÓN EDUCERE E ASOCIACIÓN LIGNUX.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ditongos nasais

😢😏😅


1) pronuncia em voz alta:

Põe atenção: o anão não atura a poluição no verão, com toda a razão.


2) passa para o plural a frase e pronuncia em voz alta: " Ponham...... "

3) repite todas as vezes necessárias até conseguires uma sensação de não-esforço.


Plural palavras em -ão





1.s dias. Tradições portuguesas (vídeo e c. do oral)

Tapetes feitos em Arraiolos, lenços bordados em Viana para oferecer aos namorados, azulejos pintados à mão, pedras brancas e pretas a desenharem a calçada e, claro, o mais famoso galo de barro do país. São tradições portuguesas para conhecer


Confere com os teus colegas cada uma das tradições. É fácil, mas vais ter que usar NECESSARIAMENTE duas  palavras no meio da tuas explicações:


O galo:   "disse"   e    "travessa"

Tapetes:  "tela"   e  "terra"

Azulejos:  "produção"   e  "estações"

Calçada:   "preto"   e   "áreas pedonais"

Lenços:  "idade"  e  "o facto de "

Texto preencher. Pensamentos adolescentes

Pensamentos adolescentes

Estranhas horas tem esta noite, o sono já me encontrou, e eu já
encontrei a cama, aconchegado nos meus cobertores, certos
pensamentos me  .............. a mente. Algo de único se passa comigo,
não .......... de todo lidar com isto, pela primeira vez eu ..................
uma piada que uso frequentemente e aplico-a a mim mesmo : “Eu
devia vir com livro de instruções!!”
É complicado quando não .............. as coisas no meu controlo, ainda hoje explodi duas ou três vezes, de forma discreta claro, mas de facto quando não posso mais ...................
A minha vida mudou, já não voltará a ser o que era, portanto eu não
me vou lamentar de nada. ....... abraçar estes desafios que recebi no
campo pessoal e profissional.
A parte profissional é facil, é só me dedicar, e isso eu ..............
bastante bem, no campo pessoal é que as coisas mudam, as situações não estão sob o meu controlo e isso deixa-me ansioso.
................ pacientemente uma solução para isto, ou melhor, algum
desenvolvimento que me dê o controlo das coisas. Sim, ..............
obcecado pelo controlo de tudo, mas ................. que estou cansado
de ser eu a encaminhar sempre tudo, por uma vez na vida eu só
queria que a maré me levasse ao meu destino.

Coloca o verbo correspondente na P1 do Presente do Indicativo:
Ser, ir, confessar, sentir, saber, fazer, cruzar, aguardar, explodir, pegar em.

Pegar numa pega (sarilhos da fala)

Pegou numa pega.

A pega-rabuda ou rabilonga (pica pica) é comum em toda a Europa, Ásia, Norte de África e América do Norte.


Não sei se a pega (pássaro) é capaz de pegar (agarrar) na pega (asa) de uma panela, mas de certeza que não o fará com uma pega (pano para agarrar recipientes quentes):

-A pega rabilonga pegou na pega da panela sem usar uma pega, assim que se queimou...

-Essa mentira não pega! Quem pode acreditar nisso?!

Além de pegar em coisas que se desejam:
- Pegou no dinheiro e fugiu!
- Pegou no cachecol mágico e sumiu!

também se pode  pegar em coisas indesejáveis:
- Pegou numa infeção urinária.

Também por vezes são as coisas as que não querem:
-O danado do meu carro nunca pega de manhã!

Outro:
-Amanhã vou mudar o meu comportamento de sempre!
-Isso não pega! (não é verosimil, não se acredita)


Outros exemplos (recolhidos de duas coletâneas de contos populares portugueses, ou por falantes nativos de várias idades, nível social e cultural).

> “...João Peludo pegou e meteu o dedo mindinho debaixo da bengala e voltou-se logo.”
> “E pegou em si e foi ao palácio.”
> “Agarrei e contei-lhe tudo.”

..........Reflete no valor destes últimos usos... como se podem explicar?


Bacalhau com todos. Atividade do Departamento de Português. Dezembro

BACALHAU COM TODOS
Quinta feira, 3 de dezembro, 19-22 horas
COZINHA DA ESCOLA DE IDIOMAS (na cave) ↓







Agora, para comer, bacalhau não faz falta ir a Valença ou a Chaves! O Fiel Amigo vai chegar, na data acima indicada, à cozinha da EOI de Ourense. O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre a culinária portuguesa, através da confeção de várias receitas típicas, tendo o bacalhau como protagonista. Pretende-se que os alunos pesquisem algumas receitas e que, depois, em colaboração com a nossa auxiliar e com o apoio dos professores, elaborem vários pratos com o bacalhau como principal ingrediente. Seguir-se-á uma jantarada. Contamos com a vossa colaboração!




 Cada aluno interessado em participar, deverá inscrever o seu nome na lista que se segue, indicando o ingrediente que está disposto a trazer (pão, vinho, azeitonas, azeite, coentros, broa, etc.).

NOME e TURMA
INGREDIENTE










Se estiveres interessado fala com o teu professor. Os alunos da sexta-feira passam a ter essa sessão como equivalente à aula do dia seguinte.


Uma dilema difícil para qualquer pessoa: tomar banho ou passear?

Conto para o tempo de novembro

MORTE POR GUSTAVO SAMUEL

(texto adatado)
Sim, esta é outra história com personagens solitárias, melancólicas, cheia de mortes e lágrimas. Não poderia ser diferente, afinal de contas, eu sou a principal personagem destas sequências de palavras que não deveriam ser ditas. Ah, sim! Permitam que eu me apresente. Sou a Morte.
Inflexível, implacável, fria. Sinto muito em destruir os seus conceitos pré-concebidos, mas não sou assim. Bem que gostaria de ser assim, pelo menos não me sentiria tão triste, atormentada pelo meu inevitável destino melancólico.
Desgraçadamente, tenho coração, que se parte toda a vez que uma mãe tem que chorar no túmulo do seu filho ou quando um homem urra de dor quando não sente mais a respiração da esposa.
Desgraçadamente, tenho coração. Um coração rebelde, que se lança sempre ao impossível. Quer-se apaixonar, o tolo. Bate mais forte quando encontra alguém especial, mas o amor não é feito para a Morte.
Ninguém pode escapar de mim. O mais leve toque já é suficiente para fazer cumprir o destino. Consequentemente, nunca terei o prazer de tocar no rosto de uma mulher ou mordiscar os seus seios. Quando me deixo levar pelo desejo, por uma esperança idiota de que dessa vez algo diferente irá acontecer, uma jovem na flor da idade ou um rapaz cheio de vida deixa de existir nas minhas mãos.
Talvez seja uma praga ou uma retribuição pelo serviço que nunca escolhi. Talvez as palavras daquela senhora, que soluçava desesperadamente ao lado da companheira numa cama de hospital, mudaram o meu passado e futuro:
- Maldita. Levaste para sempre a única razão para o meu viver. Separaste duas almas gémeas e ainda ris tranquilamente. Maldita, maldita, maldita. Mas acredites ou não, um dia terás que me levar também, pois esta é a ordem natural das coisas e não podes mudá-la. Ainda que demore muitos anos, serei feliz ao lado da minha amada nos doces Campos Elísios no reino de Hades. Tu, no entanto, és desgraçada. Viverás para sempre, sozinha e amaldiçoada.
Viverei para sempre, sozinha e amaldiçoada. Sozinha, para sempre e amaldiçoada. Amaldiçoada, para sempre sozinha. Algumas pessoas sorriem quando me veem e suspiram aliviadas. Eu nunca terei nem mesmo esse consolo. Viverei sozinha, para sempre amaldiçoada.

Dos dois géneros

Duas informações:


São masculinos nomes como:



O mel e o leite, mar, fantasma, o fim e o massacre, postal, o calor ou o creme e o sal..
Também o nome das letras e dos números: o "c", o "m", o seis, o sete,


São femininas as palavras:






Acabadas em -agem. como a garagem, personagem

Os nomes das árvores de fruto (sempre que o fruto seja feminino, excepto o castanheiro):
 pereira >< limoeiro, pessegueiro,…

a árvore, águia, água, a arte,…
a dor, ponte, a frente, a cal, a fraude, a síndroma/e, a pétala ou as márgens….

Dentre as que mudam o género segundo o significado:
O/A grama, o/a rádio, o/a capital, …






Outras palavras aparentadas a partir do género:
Lenho, lenha
Fruto, fruta
Ramo, rama (em rama, pelas ramas)
Cortiça, cortiço
Bico, bica
Lagarto, lagarta















…...Elabora um texto com que treinar estas dicas:

"….. fins de semana, quando está muit… calor, gosto de me deitar debaixo d… árvores do quintal que estão … frente d… ponte."
"A maçã é …. frut…", 
"Gosto d… creme de espinafres fresc…. com pouc… sal."
"Passo escreve-se com … esses."




segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ortografia das Termina - ções sem temor

Este post é extremamente útil, toma o teu tempo para o fazer a consciência. Sem temor às terminações:

-ção

-ssão

-são

-zão

Associa cada uma das palavras a seguir com uma das 4 terminações. Em seguida faz o plural da palavra.

Exemplo
  1. se_       >        sessão
  2. expre_
  3. condi_
  4. sa_
  5. cora_
  6. sec_
  7. defini_
  8. suspen_
  9. ra_
  10. ra_
  11. coe_
  12. delega_
  13. impre_
  14. permi_
  15. excur_
  16. obse_
  17. mi_
  18. eclo_
  19. supre_
  20. inclu_
  21. inten_
  22. inten_
  23. ce_
  24. fi_
  25. fi_
  26. recen_







sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Casamentos


Escreve as terminações que faltam dos verbos 

Um em quatro casamentos são segundas ou terceiras núpcias



Dados do INE indicam que os portugueses c...............-se menos, mas aumentam os que o f............ pela segunda e mais vezes.


O número de casamentos contin..... a diminuir, mas h.... cada vez mais pessoas a casar pela segunda, terceira e mais vezes. Um em cada quatro casamentos celebrados em 2009 ref......-se a este tipo de uniões, quando em 2008 a percentagem era de 23,4%. S.... também mais os casais que parti........ a residência antes de oficializar a relação e que já t..... filhos.


Dois em cada cinco casais (39,2%) já poss...... residência anterior comum e em 28,1% dos casos exist....... filhos anteriores à união.

Dimin....... os casamentos entre portugueses e estrangeiros em 2009. Realiz......-se 4645 casamentos mistos. Na realidade, seg.......... a tendência de decréscimo de uniões oficiais registadas nos últimos anos, mas a queda ..... maior a nível geral, menos 6,6% do que em 2008. E s......... a percentagem de crianças em que pelo menos um dos pais ...... estrangeiro, 12,8% (11,9% em 2008).

O número de bebés ficou aquém dos cem mil, o que acontece pela primeira vez desde que o INE f..... registo. O índice sintético de fecundidade baix...... para 1,32 crianças por mulher em idade fértil, quando em 2000 era de 1,56.

Nasc........ 99 491 crianças em 2009, ao mesmo tempo que morr...... 104 434 indivíduos. Ou seja, regist.....-se um saldo natural negativo de 4945 pessoas. A consequência daquelas quebras .... que Portugal ..... cada vez mais um país de velhos. Além de nascer..... menos crianças, a esperança de vida à nascença aumentou
. Estima-se que para o período de 2007-2009 a esperança de vida masculina ..... de 75,80 anos e a feminina ..... de 81,80 anos.

Texto modificado de http://www.dn.pt/portugal/interior/um-em-quatro-casamentos-sao-segundas-ou-terceiras-nupcias-1718650.html

Tu consomes, eu "com sumo"


Procura sete palavras que não conheças... e trá-las contigo às aulas:



Dá para pensar:






Modelos de verbos:

..... o/u ...ir

Grupo 1A              1B
subo                       durmo
sobes                      dormes
sobe                        dorme
subimos                  dormimos
sobem                     dormem



..... e ......ir

Grupo 2
sinto
sentes
sente
sentimos
sentem



Isto quer dizer que os verbos que tenham na sua raiz - o/u - ou - e - e acabem em _ir vão ter esta alternância na vogal radical.

1.º segundo o ditto anteriormente localiza na seguinte lista aqueles verbos que tenham essa alternância:
localizar, mentir, comer, dividir, proibir, sair, ferir, esquecer, nivelar, corrigir, fugir, recobrir, redigir...















2.º Estabelece 3 grupos de verbos: 1A, 1B e 2:

acudir, servir, despedir, subir, sacudir, fugir, impedir, consumir, competir, dormir, engolir, tossir, cobrir, ingerir, preferir, seguir, repetir,...








Coloca verbos que faltam (presentes)

Esta é uma descrição de um dia de trabalho. Tens que procurar os verbos que faltam, reescreve o novo texto já completo:





Eu sempre cedo e quando tempo tomo um agradável banho. Por volta das 8h eu para o meu trabalho e lá até às 12h. Às 12:30h com os colegas do escritório e depois para o serviço. Nós até às 18h, mas às 16h um cafezinho com algum bolo que eu de casa, pois ninguém de ferro. Depois do trabalho eu para casa. Quando dia de calor, outro banho e para a ginástica. muito de praticar desportos e eu natação e ginástica aeróbica. Às 21h embora e pelas 21:30 a jantar. Às quartas, dia de namorar, sempre ter com o meu namorado. Ele super bonito e fixe ainda que pouco baixo, dizer, não muito alto. A gente casar em janeiro mas os nossos pais ainda não notícias disto.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ditongos orais face a ditongos nasais

Treina a pronúncia das nasais

Mães mais
                  Pães  pais
                                   Cães cais


Mão  mau
                  "Pãos"   paus
                                   Grão  grau
                                                      Cão   cauda

São  sauna
                  Tão  tau



Sem sei

             Cem sei
                           Tem  teima


Opções   sóis