domingo, 4 de outubro de 2015

Cão cães

-am
-om

Estas duas formas medievais pam e cançom // amarom e amaram confluiram na terminação portuguesa moderna -ÃO > pão, canção// amaram.


Mas se vamos ao plural temos as soluções variadas que há por trás. Os plurais das palavras em -ão são ditados pelos seus étimos e outras vezes pela analogia, que os arrasta para a desinência -ões, por ser a mais frequente. (p.ex.vulcões, anciões, verões)









Na Galiza, em geral, perdeu-se a nasalidade. Na zona oriental (vid. o mapa) perdeu-se a nasalidade, mas no entanto permaneceu o ditongo -ois "camiois, pantalois, razois". Na Galiza central perdeu-se a nasalidade e o ditongo, ficando -ós "camiós, pantalós, razós". Na estreita faixa ocidental, pelo contrário, conservou-se a nasalidade -óns : "camións, pantalóns, razóns"



Irmãos, mãos e outros têm -ãos, originado no latim -ANOS. Cães acaba em -ães, porque em latim era canes, pão é pães no plural, por o étimo ser PANES. Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ONES (p. ex., sermones deu sermões). Eis (Aqui tens) uma pequena amostra.


Junta estas palavras nos três grupos segundo a formação do seu plural


balão >>>>> balões
canção
sótão
cão
estação

fracção
capelão 
grão
cidadão
cortesão

cristão
opção
irmão
pagão
órfão

refrão
órgão
mão
vão
capitão
sacristão

leão
nação
operação 

chão, 
catalão
charlatão
escrivão
guardião
pão
opinião
questão


Depois de experimentar com estas palavras, escolhidas à toa, diz

1.º Qual é a terminação mais frequente para o plural das palavras em -ão?

2.º Usando palavras no singular elabora uma frase coerente no teu caderno > Dá aos teus colegas para eles fazerem o plural.


Plural-de-substantivos-terminados-em---ão

Sem comentários:

Enviar um comentário