Os mercados de levante
Sabe o que é um mercado de levante? Não? Nós explicamos-lhe: é um mercado que se monta e desmonta todos os dias. Sim, um mercado onde os comerciantes, todos os dias, montam as suas bancas de manhã para à tarde as desmontarem. Já só há um destes em Lisboa: é o Mercado de Levante de Alvalade, que esta semana entrou em obras. A Junta de Freguesia de Alvalade não só quer melhorar as condições do espaço como torná-lo mais activo , ligando-o ao pequeno jardim que existe ao lado.
O projecto é do arquitecto Rui Mendes e não vai, segundo a informação disponibilizada pela junta de Alvalade, alterar a função deste mercado. O que vai ser feito é uma cobertura sob a qual serão dispostas as bancas de venda, através das quais se poderá circular e atravessar para o espaço público envolvente, mais precisamente o jardim contíguo.
Apesar de todo o espaço ser ao ar livre, o arquitecto vai conseguir criar, com este projecto, a sensação de se estar num espaço interior (o mercado) e depois num espaço exterior (o jardim). Daí a nova designação: Mercado Jardim.
Se em tempos este já foi um mercado – e um jardim – muito movimentado, actualmente são poucas as pessoas que o procuram para comprar peixe, legumes, flores ou roupa e muito se deve às parcas condições do espaço. A cobertura vem substituir os velhinhos chapéus de sol que os comerciantes todos os dias montam. Faça chuva ou faça sol.
A requalificação do Mercado de Levante, fundado em 1949, foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Lisboa. Depois disso, a junta, responsável pela gestão e manutenção do mercado, promoveu um processo de discussão pública, decidindo então avançar com o projeto.
Durante os trabalhos de construção, que se deverão prolongar até ao início do próximo ano, o mercado funcionará normalmente, de segunda-feira a sábado, das 7h às 14 h.
Rua Antero de Figueiredo, diariamente (exceto ao domingo) das 07.00 às 14.00
Sem comentários:
Enviar um comentário