quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Cartuns Tirinhas e GB

 

Charges e tirinhas e HQ (histórias em quadrinhos)







Enviado por Gilberto Godoy
charges-e-tirinhas-3

   As tirinhas são quadrinhos de desenhos e pequenas histórias curtas. Diferentemente dos gibis que possuem diversas paginas contando uma historia, as tirinhas possuem cerca de uma ou mais quadrinhos em formas de tirinhas que podem ser escritas contando pequenas historias, podendo ser tristes, alegres, bizarras. Geralmente são piadas.
      
     As tirinhas vêm cada vez mais e mais ganhando seu espaço, no que antes era algo concentrado em livros infantis e gibis, hoje se tornou mania mundial que contagia jovens, crianças e adultos, que pode ser encontrando em diversos lugares como jornal, revistas, internet e até em livros didáticos, servindo como mediadores de ensinamento. É muito comum também encontrar em provas de vestibulares, sumulados importantes e em provas do Enem. Isso é comum nas partes direcionadas à disciplina de português, onde as perguntas são feitas para que o aluno possa interpretar corretamente as tirinhas, tanto a parte escrita, quanto a ilustração.
 
     Quais as tirinhas mais conhecidas no mercado nacional e internacional?
 
     As tirinhas mais conhecidas são sem duvida as americanas, com tirinhas super engraçadas e bizarras que faz com que muitas pessoas riam das piadinhas por trás de suas frases. Hoje em dias as tirinhas consideradas as mais legais são as de “Hagar, o viking”, que são historias super engraçadas da vida de um casal, trazendo cada vez mais as loucuras da vida real. Essas tirinhas saem praticamente toda a semana nos melhores jornais dos Estados Unidos, um deles é o “The New York Times” e também são conhecidas no mundo todo através da internet.
 
     As mais conhecidas aqui no Brasil são tirinhas de Mauricio Ricardo com a “Turma da Mônica”. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca leu um Gibi da “turma da Mônica”, obviamente que todos já leram e gostaram muito. Os gibis da Turma da Mônica são contam histórias e aventuras bem engraçada da turminha e leva conhecimento e diversão a crianças, jovens e adultos.

     Há também entre outros autores que fazem o maior sucesso com suas tirinhas que podem ser encontradas em jornais, revistas, livros e também na internet como, por exemplo, Henfil que foi um dos maiores cartunistas, jornalistas e escritores brasileiros, ficou muito conhecido pelas suas obras em tiras e quadrinhos contando a realidade do Brasil de antigamente, Tirinhas da Mafalda, Tirinhas do Doutor Pepper, entre outros.

      Para quem gosta dessas pequenas histórias engraçadas, acompanhe por aqui algumas tirinhas selecionadas. Boas risadas.

  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .
  • .










    As tirinhas estão sempre presentes nos textos de apoio das provas de Redação, mas também marcam presença na questão objetiva da prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). [Veja vídeo acima]




    Utilizadas na prova para medir a capacidade de interpretação e de compreensão do texto pelos estudantes, a tirinha é um gênero textual que faz parte de um grupo bastante peculiar. Dele também fazem parte a charge, a caricatura, o cartum e a história em quadrinhos, segundo a docente.




    "Caricatura é uma fotografia desenhada e evolui para a charge, que tem duas características especiais: é circunstancial e temporal. Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais personagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo.




    As tirinhas também podem trazer à tona questões que dividem as opiniões e deixam parte da população a favor, outra parte contra. "Eu acho que uma coisa é polêmica porque é meio tabu. Eu acho que, se a gente discute, se a gente aprende, se a gente ouve, uma questão deixa de ser polêmica, aí a gente supera. A gente traz a luz da informação e aí a polêmica para.", ressalta Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho, uma criança de cabelos azuis que traz questões sociais e ambientais na discussão das suas tiras.







Pelo rio abaixo

 



https://youtu.be/m8s8Eh2w8DU

domingo, 15 de novembro de 2020

Os mercados de levante: vamos às compras?

 Os mercados de levante


Sabe o que é um mercado de levante? Não? Nós explicamos-lhe: é um mercado que se monta e desmonta todos os dias. Sim, um mercado onde os comerciantes, todos os dias, montam as suas bancas de manhã para à tarde as desmontarem. Já só há um destes em Lisboa: é o Mercado de Levante de Alvalade, que esta semana entrou em obras. A Junta de Freguesia de Alvalade não só quer melhorar as condições do espaço como torná-lo mais activo , ligando-o ao pequeno jardim que existe ao lado.

O projecto é do arquitecto Rui Mendes e não vai, segundo a informação disponibilizada pela junta de Alvalade, alterar a função deste mercado. O que vai ser feito é uma cobertura sob a qual serão dispostas as bancas de venda, através das quais se poderá circular e atravessar para o espaço público envolvente, mais precisamente o jardim contíguo.

Apesar de todo o espaço ser ao ar livre, o arquitecto vai conseguir criar, com este projecto, a sensação de se estar num espaço interior (o mercado) e depois num espaço exterior (o jardim). Daí a nova designação: Mercado Jardim.

Se em tempos este já foi um mercado – e um jardim – muito movimentado, actualmente são poucas as pessoas que o procuram para comprar peixe, legumes, flores ou roupa e muito se deve às parcas condições do espaço. A cobertura vem substituir os velhinhos chapéus de sol que os comerciantes todos os dias montam. Faça chuva ou faça sol.

A requalificação do Mercado de Levante, fundado em 1949, foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de Lisboa. Depois disso, a junta, responsável pela gestão e manutenção do mercado, promoveu um processo de discussão pública, decidindo então avançar com o projeto.

Durante os trabalhos de construção, que se deverão prolongar até ao início do próximo ano, o mercado funcionará normalmente, de segunda-feira a sábado, das 7h às 14 h.

Rua Antero de Figueiredo, diariamente (exceto ao domingo) das 07.00 às 14.00



"Viajando por diversas cidades, procuro - e facilmente encontro - os mercados mais diversos. Mercados permanentes e mercados de levante (que, justamente, se levantam de madrugada e retiram ao fim do dia). Nas cidades mais vivas há destes mercados nos mais variados locais - em praças, em ruas largas ou estreitas, em saídas de metro. Aí se vende e se expõe tudo e mais alguma coisa: frutas, pão e legumes, moda e artesanato, arte e antiguidades, livros e discos. Até ideias e opiniões. Alguns mercados são verdadeiros corações de bairros ou de cidades inteiras.

Só nos últimos dois anos, Nova Iorque instalou 50 novos mercados, quase todos de levante. Barcelona criou três dezenas nos últimos cinco anos, para além de todos os que já tinha. Os locais onde eles palpitam tornam-se mais vivos, mais interessantes. Ganha-se qualidade de vida, havendo, mais próximas, mais oportunidades. De consumo, mas também de oferta, pois assim incentivam-se novas formas de emprego. As cidades que pensam sabem que os mercados de rua são sinal de desenvolvimento e de qualidade de vida - não de pobreza e atraso.

É que vejo poucos mercados destes nas cidades portuguesas. Este país de tradição mercantil tem visto os seus mercados hiperconcentrados e hiperperiferizados, julgando que os hiper são super e que tudo isso é desenvolvimento, afinal debilitando a vida na cidade, na sociedade e na economia, não percebendo o que se pode estar a perder - e o que se poderia estar ganhar.

E com este clima! Façam-se, assim, mercados de levante, muitos e variados, e às mais variadas horas. As cidades brilharão mais e serão mais cosmopolitas. "


sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Se fosse eu

 

Se fosse eu no seu lugar


Para esta dinâmica será necessário um papel e caneta. Nesse papel, cada um deverá escrever sobre si, nome, idade, estado civil, profissão, hobby, áreas de interesse.
Após todos terem escrito, o facilitador recolhe todas as folhas e redistribui de forma que todos participantes recebam a folha de outro participante.

Assim, cada participante tem de imaginar aonde ele vai estar em 5 anos a partir de hoje segundo as informações colocadas no papel.

Além de se colocar no lugar do outro, essa dinâmica proporciona o melhor conhecimento sobre seus colegas, sem contar que é super divertida devido a criatividade
dos participantes!

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

1.º dias de aulas. Diretrizes de atividades.


Autonomia da aprendizagem

Importância da expressão oral.

Conhecimento activo/passivo


Técnicas:


Apresentação progressiva: começa aos pares, apresentam-se a si próprios. Depois de 2 em 2 pares, Depois, já para toda a turma mas organizados em 2  metades da turma.... Recomendado para grupos grandes. O coordenador pede aos participantes os nomes da outra metade. (+-20')


Corrente de apresentações: falam a cada dois e o outro apresenta o colega. (entre 20 e 30') O de maior idade move-se para a esquerda até encontrar um novo colega e voltar a apresentar-se.


Cartões de visita: p.ex., uma coisa surpreendente, uma/s característica psicologica/s,... cada um escreve sem o seu nome. Têm que averiguar de quem é um cartão, etc



Planeacion Didactica Por Competencias Carlos Zarzar

domingo, 25 de outubro de 2020

O Observador

 

Queres ler notícias e ouvir rádio? 

O Observador é um jornal diário online, independente e livre.


O Observador.



Curiosidade: Sabias que o branco e o azul são as cores da antiga monarquia portuguesa?


Deixa a tua opinião sobre o jornal ou o rádio, abaixo nos comentários.


segunda-feira, 25 de maio de 2020

Jardinagem

imagem verdyy

Relva, relvado.
Cova, caverna, 
Garfo de jardim
Pá de jardim.
Enxada, sacho (+ pequeno)


Canteiro (de flores)Flores em tons de rosa colorem canteiros que levam a Santa ...





Horta – Vida na serra





Comer, comidas e refeições

A mesa. 

Atividade para fazer aos pares A e B.
Enquanto A desenha no caderno/quadro a (figura 1). B espera porque depois terá que indicar o significado da colocação dos talheres.
Na figura 2, a atividade substitui B como o desenhador.



(figura 1)
O significado dos talheres à mesa







A ementa (menu) (cardápio. br)

Refeições:

Pequeno-almoço, almoço, jantar, (ceia)





Talher
:

prato (raso, de sopa)

(louça, vidro, faiança)

copo

colher (sopeira, de chá, de café, )

garfo, faca (cutelo = espada)

guardanapo (limpar a boca)

toalha (de mesa, de banho,)

galheteiro (azeite e o vinagre) (galheta < galho/a)

travessa (cozinhar), bandeja (servir)


Como servir a mesa | Nem Romeu Nem Julieta








quarta-feira, 29 de abril de 2020

À volta das terminações regime/ regimen/ regimem?

Galeguismos e mais. 
Afinal como é? 


       Regime/ regímen/ regimem?

       Onte/ ontem/ onten?



Vamos estabelecer grupos segundo a ortografia do português padrão de Portugal, mesmo assim também há vacilações reconhecidas:

Sem terminação nasal:
regime, crime, ditame, ultraje, paje, legume, ...
ateneu, museu, coliseu, faraó, alvará, Cícero,


Com -m, no plural -ns:
jovem, margem, nuvem, ordem, massagem, selvagem, álbum, quórum, bom, dom, sem,....


Com -n, e no pural -ns:
hífen, íman, dólmen, néon, sémen, dólmen / dólmens, etc...


Com -ne
aborígene, gene, iene, telefone, ciclone,...


Vacilam -n / ∅
abdómen / abdome, albume/ albúmen, certame / certámen, plancto / pláncton.

............................................................................

Prática:

Coloca a terminação apropriada em:

massag...
ord.....
telefo....


E os plurais?

  massag...
  ord.....
  telefo....


sexta-feira, 6 de março de 2020

Prática de IR e VIR

Eu VOU de carro mas quero que tu.....VÁS......... de autocarro

Nós..............................mas..............que vocês..........................

Vocês...........................mas...............que eu.............................
Elas.............................mas..............que nós............................
O Paulo.......................mas..............que a Marta....................
Tu ................................mas ..............que eu............................
Os avós.......................mas ..............que a neta.........................
Tu ................................mas ..............que eu............................


⥂⥃⥄⥅⥆⥂⥃⥄⥅⥆⥂⥃⥄⥅⥆

Eu VENHO de carrinha mas prefiro que tu......VENHAS........ de autocarro

Nós..............................mas.................que vocês..........................

Vocês...........................mas..................que eu............................
Elas.............................mas..................que nós..........................
O Paulo.......................mas.................que a Marta......................
Tu ................................mas ................que eu..............................

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Cães subnutridos



Recuperação


Cães subnutridos de João Moura não podem receber visitas nem ser adotados

Cavaleiro João Moura maltrata cães "há muitos anos"! 

Useiro e vezeiro, garante associação de defesa animais

.

Nove dos 18 cães de raça Galgo resgatados da herdade do cavaleiro João Moura

com sinais evidentes de subnutrição estão a recuperar, mas ainda não podem

receber visitas nem ser adotados. 

A associação O Cantinho da Milú informa ainda que uma fêmea está internada.

Donativos para ajudar os animais já ultrapassam os mil euros.


"Os meninos estão a descansar e continuam a ser avaliados pelo médico veterinário",
escreve a associação de Setúbal numa publicação no Facebook, esta sexta-feira.
 "Uma fêmea está internada. Com o devido timing, todos vão fazer análises completas, 
ser vacinados, desparasitados e esterilizados. Serão todos microchipados", 
informa O Cantinho da Milú.







Os nove cães que foram acolhidos pela associação estão a ser alimentados "com uma boa ração
para ganharem forças". Os animais juntaram-se aos cerca cerca de 750 residentes do Cantinho da Milú
"Sim, são muitos animais... muitas despesas fixas para manter um abrigo com esta dimensão com
 condições dignas para estes animais que já passaram por muito na vida. Se eles falassem...",
lê-se na mesma publicação.



A associação divulgou duas contas bancárias para aceitar donativos para ajudar os animais.
Em menos de uma hora, o dinheiro doado já ultrapassava os mil euros.


A publicação termina com uma nota "muito importante". "Os animais não se encontram ainda
para adopção. Não podem ainda receber visitas. Precisam de descansar. Agradecemos a vossa 
compreensão", esclareceu O Cantinho da Milú.




A GNR divulgou na quinta-feira as imagens dos 18 cães da raça Galgo com sinais evidentes de 
subnutrição, resgatados da herdade de João Moura, em Monforte. 
O cavaleiro de 59 anos foi detido na quarta-feira e saiu em liberdade depois de ser ouvido em tribunal
por alegado crime de maus tratos a animais de companhia, nomeadamente cães e cavalos.


Na quinta-feira surgiram ainda informações de que um dos 18 cães, uma fêmea, tinha morrido durante
o transporte para uma das associações que os acolheram. No entanto, a Câmara de Monforte
 respondeu ao JN que "o processo encontra-se em segredo de justiça" e que não dispõe 
"de qualquer tipo de informação para confirmar a veracidade" do caso.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Um conto suicida ahhh


Acabe este conto, com 80/100 palavras.
Dê um título à nova história.
Variante: introduza estas palavras
passeios
movimentado/a/s
reminiscência(s)
a dada altura
uma gargalhada
(aos) soluços
saudoso/a/s
descer as escadas
navios
arranha-ceus


Resultado de imagem para conto decimo ano

Divisões da casa e atividades (vid complemento 25 outubro 2015)

  1. Preenche os espaços com a forma dos verbos que expressam rotinas Presente sou e Imperfeito era.. 
  2. Copia as frases inteiras no teu caderno:


  3. Exemplo:
  4.  No hall de entrada , (eu) ......abro.......a porta e ............recebo.............os meus convidados. Verbos Abrir, receber.
  5. 4.  Na sala de jantar , eu ..................as minhas refeições.V. Comer
  6. 5. Na sala de estar… … eu ......................(v. descansar) … eu ......................televisão (v. ver) … eu .................. com a família (v. conviver) … eu .................um livro ou uma revista (v. ler) … eu .....................xadrez (v. jogar)
  7. 6. Na cozinha,  eu ................a loiça   eu ....................a comida ( v. fazer ) … eu ........................o jantar… eu ..................(v.  lavar, cozinhar, preparar, comer)
  8. 7. No escritório , ......................o meu orçamento familiar, .....................documentos ou livros, ..................no computador, .................. na Internet e .............................. informação . v. fazer . ler trabalhar  navegar. pesquisar
  9. 8.Na casa de banho … eu ........................um banho/um duche … eu ........................a barba/a depilação … eu .......................-me … eu .....................os dentes … eu ..................o cabelo … eu ..............-me / .........................-me … eu ......................-me no espelho … verbos tomar,  fazer, pentear-se ,lavar, secar , pintar-se, maquilhar-se, ver-se
  10. 9. No quarto, eu .................e ............................ v. descansar v. dormir
  11. 10. Na despensa ou arrecadação , eu ...................muitas coisas: vassouras, máquinas, latas de conserva… Também ........... trastos velhos. v. arrumar, trazer.
  12. 11. No sótão, .....................os meus segredos e os meus tesouros e ......................a minha avó contar histórias. Verbos guardar, ouvir
  13. 12. Na garagem , (eu) .....................o meu carro, .....................bricolagem e mecânica. ....................também a minha bicicleta e ferramentas do jardim. V. estacionar, fazer,  guardar
  14. 13. Quando .....................cansado(a) de estar em casa, ....................passar tempo no exterior da casa. V. estar,  ir
  15. 14. No exterior da casa, no quintal , ................. jardinagem. ...................as flores, ..................as ervas daninhas e ...................as escadas.V.  fazer , regar , arrancar,  limpar 




São Valentim e os outros amores alternativos




segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Escrita A2 rotinas e relatos




Resultado de imagem para calendario portugues abril


Como e quando são as tuas rotinas diárias de lazer e diversão na atualidade? (Presentes)
Eu acordo cedo todos os dias menos ao fim de semana........




Como eram as tuas rotinas há dez anos? (P.Imperfeitos)
Eu acordava mais tarde todos os dias....

Resultado de imagem para calendario portugues

Conta o relato de como foi o dia em que aconteceu algo importante na tua vida (P. Perfeitos)
Eu acordei como todos os dias....