segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Apoio psicologico ensino superior

Índice 1. Proposta de atuação para os Serviços de Psicologia na Educação Superior .............................10 2. Estruturação de um Programa de Intervenção Psicológica na Educação Superior: contribuições do Brasil e de Portugal........................................................................................20 3. Modelo de intervenção psicopedagógica no ensino superior: as 5 Etapas(?)............................31 4. Caracterização do Gabinete de Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social dos Serviços de Ação Social da Universidade da Beira Interior – Inovar com mais Responsabilidade Social............................................................................................................42 5. “Como Lidar com Dificuldades Académicas” - Aplicação e avaliação do Ciclo de Formação...................................................................................................................................53 6. Grupos de gestão de stress e relaxamento no ist: Uma abordagem gestáltica...........................60 7. Percurso e vivência académica dos alunos dos Palop ...............................................................71 8. Criatividade e autoconceito em estudantes do ensino superior.................................................81 9. Supervisão do processo de ajuda em Residências Universitárias..............................................94 10. A psicologia no ensino superior: intervenções clínicas e não clínicas................................... 103 11. Sonolência diurna e saúde de estudantes universitários......................................................... 120 12. A autoeficácia na transição para o ensino superior ................................................................ 127 13. Desenvolvimento de competências psicossociais: Uma experiência de intervenção em grupo ...................................................................................................................................... 136 14. Treino de habilidades de vida: Uma experiência pedagógica ................................................ 146 15. Estratégias de controle dos comportamentos de risco no ensino superior ............................. 153 16. A sexualidade e os perigos do desconhecimento em jovens estudantes................................. 163 17. Comportamentos, Dificuldades e Queixas de Sono Relatadas por Universitários: Dados de 1654 Estudantes da UA ..................................................................................................... 177 18. Implementação de um programa de educação de sono em universitários da UA: Caracterização e resultados preliminares............................................................................... 183 19. Criação de uma consulta de sono no âmbito das consultas de psicologia da UA: Apresentação e primeiros dados............................................................................................. 189 20. Competências Transversais: Perceção de estudantes do 1º ano do ensino superior............... 196 21. A vida na residência universitária como amortecedor das adversidades................................ 207 22. Promoção de ambientes saudáveis na formação Superior: uma revisão crítica ..................... 216 23. Intervenção na ansiedade dos estudantes do ensino superior. Programa Psico-educativo versus Biofeedback ................................................................................................................ 227 24. Construção de uma ponte com a comunidade exterior à universidade: Prós e contras da abertura de um serviço de consulta psicológica ao exterior - A experiência do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira ........................................................... 237 25. Características Psicológicas dos Talentos - ACT – Aconselhamento de carreira nos talentos - uma nova valência do SCP UMA........................................................................... 245 26. Em que diferem as boas práticas académicas dos estudantes portugueses e espanhóis? ....... 255 27. Reflexões sobre pedagogia no ensino superior: Implicações do ensino para a aprendizagem ......................................................................................................................... 269 28. A prática do Mindfulness num Programa breve de ajuda para estudantes que têm ansiedade a exames ................................................................................................................ 282 29. Consultas de Psicologia nos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro ............... 290 30. Tomei umas consultas e já me sinto melhor ou a eficácia da intervenção psicoterapêutica na redução precoce da sintomatologia......................................................... 300 31. Intervenção psicoterapêutica com estudantes do ensino superior com Necessidades Educativas Especiais.............................................................................................................. 310 32. A Contratransferência do Psicoterapeuta no Contexto actual do Apoio Psicológico no Ensino Superior...................................................................................................................... 320 33. Um ponto de partida… um ponto de chegada: conhecer para melhor intervir na Residência Universitária ........................................................................................................ 328 34. Vivências académicas, competências pessoais e saúde mental em estudantes de ciências da saúde.................................................................................................................................. 337 35. Voluntariado no Ensino Superior: Oportunidades para a mudança no desenvolvimento psicológico ............................................................................................................................. 348 36. Declaração de Bolonha e Ensino Superior: Implicações no processo de “orientar-se” dos jovens universitários e na atuação dos/as psicólogos/as no contexto da intervenção psicológica vocacional. .......................................................................................................... 361 37. SOS-ENSINO SUPERIOR .................................................................................................... 371 38. Identificação e coping com o stress numa actividade de promoção da saúde........................ 375 39. Percepção de educadores sobre dificuldades acadêmicas de estudantes ingressantes: estudo em instituições brasileiras privadas de ensino superior .............................................. 380 40. O desenvolvimento de carreira no ensino superior: um relato de intervenção para alunos da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil.............................................. 391 41. Sintomatologia Dissociativa e Psicopatológica em Estudantes do Ensino Superior: A influência do Avaliador.......................................................................................................... 400 42. Prevalência de Comportamentos de Cyberbullying e a sua Relação com Vivências de Vergonha e Estados Emocionais Negativos........................................................................... 410 43. Psicólogo e professor? Relações duais no ensino superior .................................................... 419 44. Gabinete de Apoio Psicológico do Instituto Superior Miguel Torga ..................................... 429 45. Estudio y análisis de materiales, recursos y actividades formativas como herramientas imprescindibles en la prevención de riesgo para la salud en el alumnado de la enseñanza superior en las Universidades de Huelva (españa), Algarve (portugal) y el Instituto Politécnico de Beja (portugal)................................................................................................ 438 46. Sono-Vigília e Psicopatologia em Estudantes do Ensino Superior........................................ 444

Sem comentários:

Enviar um comentário