Desde 2013. Blogue para aprendentes de português estândar, para alfabetização, bastante indicado para português como L2. São propostas de exercícios de Mediação, Compreensão oral, expressão escrita, etc para serem resolvidos nas aulas da escola.
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Apoio psicologico ensino superior
Índice
1. Proposta de atuação para os Serviços de Psicologia na Educação Superior .............................10
2. Estruturação de um Programa de Intervenção Psicológica na Educação Superior:
contribuições do Brasil e de Portugal........................................................................................20
3. Modelo de intervenção psicopedagógica no ensino superior: as 5 Etapas(?)............................31
4. Caracterização do Gabinete de Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social dos
Serviços de Ação Social da Universidade da Beira Interior – Inovar com mais
Responsabilidade Social............................................................................................................42
5. “Como Lidar com Dificuldades Académicas” - Aplicação e avaliação do Ciclo de
Formação...................................................................................................................................53
6. Grupos de gestão de stress e relaxamento no ist: Uma abordagem gestáltica...........................60
7. Percurso e vivência académica dos alunos dos Palop ...............................................................71
8. Criatividade e autoconceito em estudantes do ensino superior.................................................81
9. Supervisão do processo de ajuda em Residências Universitárias..............................................94
10. A psicologia no ensino superior: intervenções clínicas e não clínicas................................... 103
11. Sonolência diurna e saúde de estudantes universitários......................................................... 120
12. A autoeficácia na transição para o ensino superior ................................................................ 127
13. Desenvolvimento de competências psicossociais: Uma experiência de intervenção em
grupo ...................................................................................................................................... 136
14. Treino de habilidades de vida: Uma experiência pedagógica ................................................ 146
15. Estratégias de controle dos comportamentos de risco no ensino superior ............................. 153
16. A sexualidade e os perigos do desconhecimento em jovens estudantes................................. 163
17. Comportamentos, Dificuldades e Queixas de Sono Relatadas por Universitários: Dados
de 1654 Estudantes da UA ..................................................................................................... 177
18. Implementação de um programa de educação de sono em universitários da UA:
Caracterização e resultados preliminares............................................................................... 183
19. Criação de uma consulta de sono no âmbito das consultas de psicologia da UA:
Apresentação e primeiros dados............................................................................................. 189
20. Competências Transversais: Perceção de estudantes do 1º ano do ensino superior............... 196
21. A vida na residência universitária como amortecedor das adversidades................................ 207
22. Promoção de ambientes saudáveis na formação Superior: uma revisão crítica ..................... 216
23. Intervenção na ansiedade dos estudantes do ensino superior. Programa Psico-educativo
versus Biofeedback ................................................................................................................ 227
24. Construção de uma ponte com a comunidade exterior à universidade: Prós e contras da
abertura de um serviço de consulta psicológica ao exterior - A experiência do Serviço
de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira ........................................................... 237
25. Características Psicológicas dos Talentos - ACT – Aconselhamento de carreira nos
talentos - uma nova valência do SCP UMA........................................................................... 245
26. Em que diferem as boas práticas académicas dos estudantes portugueses e espanhóis? ....... 255
27. Reflexões sobre pedagogia no ensino superior: Implicações do ensino para a
aprendizagem ......................................................................................................................... 269
28. A prática do Mindfulness num Programa breve de ajuda para estudantes que têm
ansiedade a exames ................................................................................................................ 282
29. Consultas de Psicologia nos Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro ............... 290
30. Tomei umas consultas e já me sinto melhor ou a eficácia da intervenção
psicoterapêutica na redução precoce da sintomatologia......................................................... 300
31. Intervenção psicoterapêutica com estudantes do ensino superior com Necessidades
Educativas Especiais.............................................................................................................. 310
32. A Contratransferência do Psicoterapeuta no Contexto actual do Apoio Psicológico no
Ensino Superior...................................................................................................................... 320
33. Um ponto de partida… um ponto de chegada: conhecer para melhor intervir na
Residência Universitária ........................................................................................................ 328
34. Vivências académicas, competências pessoais e saúde mental em estudantes de ciências
da saúde.................................................................................................................................. 337
35. Voluntariado no Ensino Superior: Oportunidades para a mudança no desenvolvimento
psicológico ............................................................................................................................. 348
36. Declaração de Bolonha e Ensino Superior: Implicações no processo de “orientar-se” dos
jovens universitários e na atuação dos/as psicólogos/as no contexto da intervenção
psicológica vocacional. .......................................................................................................... 361
37. SOS-ENSINO SUPERIOR .................................................................................................... 371
38. Identificação e coping com o stress numa actividade de promoção da saúde........................ 375
39. Percepção de educadores sobre dificuldades acadêmicas de estudantes ingressantes:
estudo em instituições brasileiras privadas de ensino superior .............................................. 380
40. O desenvolvimento de carreira no ensino superior: um relato de intervenção para alunos
da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) – Brasil.............................................. 391
41. Sintomatologia Dissociativa e Psicopatológica em Estudantes do Ensino Superior: A
influência do Avaliador.......................................................................................................... 400
42. Prevalência de Comportamentos de Cyberbullying e a sua Relação com Vivências de
Vergonha e Estados Emocionais Negativos........................................................................... 410
43. Psicólogo e professor? Relações duais no ensino superior .................................................... 419
44. Gabinete de Apoio Psicológico do Instituto Superior Miguel Torga ..................................... 429
45. Estudio y análisis de materiales, recursos y actividades formativas como herramientas
imprescindibles en la prevención de riesgo para la salud en el alumnado de la enseñanza
superior en las Universidades de Huelva (españa), Algarve (portugal) y el Instituto
Politécnico de Beja (portugal)................................................................................................ 438
46. Sono-Vigília e Psicopatologia em Estudantes do Ensino Superior........................................ 444
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário