Minha sopa de pedra.
Tem melhor sabor
B.... .................. da horta
Só prà dar a ........
Verdura* ..................
Um bocadinho só
B..... ........... do rio prà ficar melhor
* Só no Brasil.
Que legumes não conhecias?
Escreve e tenta descrever.
Os Grelos são um tipo de vegetal muito cultivado em Portugal e na Galiza como acompanhamento de culinária portuguesa. Os cultivos mais representativos na culinária portuguesa são o nabo, a couve, e a nabiça.
A aparência é a de um talo mais ou menos grosso de que saem algumas folhas e no extremo as flores. O grelo é comestível enquanto está tenro. Quando a flor desabrocha o grelo endurece e já não é possível o seu consumo, pois não amolece por muito que se coza.
Um bom sistema para saber se o grelo é mole ou não consiste em fazer um corte transversal no seu extremo. Se o centro estiver muito branco (branco neve) o grelo já não é comestível por causa da sua dureza.
Dependendo do gosto de cada um, o sabor naturalmente amargo dos grelos pode ser eliminado escaldando-os primeiro em água a ferver, mudando a água posteriormente. Um modo de preparação frequente é salteá-los com alho, aproveitando eventualmente a gordura da carne (especialmente se for para acompanhar Alheira de Mirandela.
A couve galega |
Uma variedade tradicional portuguesa muito antiga, sendo assim conhecida como “Rainha das Couves” em Portugal. É muito usada na cozinha portuguesa sendo presença fundamental no famoso caldo-verde. De caule razoavelmente alto e folhas largas, usada na confecção da sopa conhecida como caldo verde, típica de Portugal e da Galiza, bem como nos típicos "caldos de Berças". Além disso, é muito apreciada como acompanhamento da famosa feijoada brasileira. Pode-se semear de Março a Junho. É muito resistente ao frio, pragas e doenças, e adapta-se a qualquer tipo de solo.
Ferver: fervura, fervedor, etc
Mole:
Duro:
Cru:
Grelo:
Caldo:
Alho:
7. [Brasil, Informal] Deixar ou ficar aborrecido. = APOQUENTAR, CHATEAR, IMPORTUNAR
"amolar"