Gosto muito de carne e peixe, mas não me recuso a experimentar a comida vegetariana. Há uns tempinhos atrás fui até uma aula prática de culinária vegetariana. Fizeram lá este seitan, gostei e resolvi repetir em casa.
O seitan é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento da antiguidade, assim como o tofu, mas não está clara a sua origem. Desconhecemos se provém da Índia ou da China. 
O seitan é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono. A massa é então cozinhada com molho de soja e ganha assim uma consistência dura. Fica um preparado fibroso, que deve ser bem cortado em fatias ou em quadrados.
O seitan é um ótimo substituto da carne, não só o conteúdo proteico como também pelo modo como se pode cozinhar. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.
O seitan já tinha experimentado noutras alturas, mas nunca tinha cozinhado marmela, a não ser para marmelada. Valeu a pena experimentar. O sabor fica muito bom, aliás, como todo o prato.
Calorias: +/- 275 Kcal por porção.

Tempo de Preparação: 1h a marinar; 1h de preparação.
Quantidade: 4 porções.
Ingredientes
500 g de seitan
1 marmelo
150 g de castanhas descascadas (podem ser congeladas)
1 colher de sopa de azeite
Sal, salsa, louro, molho de soja, massa de pimentão, alho, sementes de mostarda, gengibre q.b. (Não encontrei sementes de mostarda à venda por isso não coloquei.)
Preparação
1. Corte o seitan às fatias ou em cubos.
2. Numa tigela coloque o azeite, a massa de pimentão, o gengibre ralado, a folha de louro, a salsa picada, molho de soja e 1 dente de alho picado. Faça uma pasta e tempere o seitan. Deixe marinar durante 30 minutos.
3. Numa tacho antiaderente coloque uma colher de sopa de azeite, as sementes de mostarda e o seitan. Deixe alourar de um lado e do outro.
4. Junte o marmelo cortado aos cubos e as castanhas ao seitan. Deixe cozer em lume brando até que as castanhas estejam cozidas. Se necessário, acrescente um pouco de água quente durante a cozedura.
5. Retifique o sal e sirva.
Acompanhamento: Sirva com salada ou legumes salteados.
Apreciação: Muito boa. Uma excelente alternativa à carne.
Fonte: Aula Prática de Culinária Vegetariana na Associação Brahma Kumaris.
Fotos: Susana B.

 Indica:

Ingredientes: marmelo,...
Utensílios: tacho, ..
Processos: descascar,..
Modos: q.b, ..